Aumentar salários e pensões
Direito à habitação
São os trabalhadores ÉS TU
Featured

DEFESA E VALORIZAÇÃO DO TAPETE DE ARRAIOLOS | ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA APROVA, POR UNANIMIDADE, PROJETO DE RESOLUÇÃO APRESENTADO PELO PCP

De há muito que a defesa e valorização do Tapete de Arraiolos, artesanato e património cultural mundialmente conhecido, têm merecido particular atenção e empenho do PCP e dos seus militantes eleitos nos órgãos das autarquias locais e na Assembleia da República.

 

Em 2001, após trabalho preparatório em que participaram as empresas de tapetes do concelho, tapeteiras, autarcas, técnicos e especialistas, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou um projeto de lei, de que viria a resultar a Lei 7/2002 de 31 de janeiro e que criou o Centro para a Promoção e Valorização do Tapete de Arraiolos.

 

 

A comissão instaladora prevista na Lei, viria a apresentar, em 2006, após ultrapassados diversos obstáculos, projeto de estatutos e proposta de funcionamento do Centro.

Durante uma década, sucessivos governos ignoraram essas propostas, e, com essa omissão, abriram portas a concorrência desleal, com sérios prejuízos para o setor e para a economia do concelho.

Procurando desbloquear o processo, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou projeto de Resolução, aprovado, também, por unanimidade, na Assembleia da República, no dia 20 de julho, recomendando ao Governo a tomada de medidas que, finalmente, conduzam à criação do Centro num prazo de 180 dias após publicação da Resolução.

 

 

Não podem, agora, ser invocados mais pretextos ou desculpas; não pode, agora, haver mais atrasos. O processo de certificação, tendo em conta os usos, história e culturas locais, tem todas as condições para se concretizar. A promoção no País e no estrangeiro devem intensificar-se.

O Centro para a Promoção e Valorização do Tapete de Arraiolos complementará a atividade e objetivos do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos a funcionar desde 2013,e,cujos resultados na dinamização do turismo têm sido reconhecidos.

A Comissão Concelhia de Arraiolos do PCP saúda, naturalmente, esta aprovação e assume o compromisso de continuar a acompanhar o processo na defesa deste nosso valioso património e da economia do concelho.

 

Arraiolos, julho de 2016

 

O Secretariado da Comissão Concelhia de Arraiolos do PCP