Aumentar salários e pensões
Direito à habitação
São os trabalhadores ÉS TU
Featured

Inês Zuber questiona Comissão Europeia sobre a situação na V. N. Automóveis, de Vendas Novas

Face ao pedido recente de insolvência apresentado pela V. N. Automóveis, de Vendas Novas, decidiu recentemente avançar com um pedido de insolvência, correndo os seus 56 trabalhadores o risco de ficar no desemprego.

 

A deputada do PCP no Parlamento Europeu perguntou à Comissão Europeia sobre quais os fundos da UE de que esta empresa beneficiou e quais os montantes pagos, assim como quais os mecanismos disponíveis pela UE para ajuda aos trabalhadores despedidos e na iminência de despedimento. Questionou, também, se houve algum pedido por parte do governo português para mobilização desses mecanismos.

É importante saber que em Dezembro de 2013, a marca de automóveis japoneses Isuzu tomou a decisão de terminar o contrato que tinha com a V. N. Automóveis, retirando a montagem de carroçarias que tinha em Vendas Novas e deslocando as linhas de produção para a Itália. Nesse momento, a Fábrica de Vendas Novas avançou com o despedimento de 33 dos cerca de 80 trabalhadores. Os restantes trabalhadores ficaram à espera, na expectativa de se encontrarem novos projectos de forma a manterem os seus postos de trabalho. Mas tal não se veio a verificar. Recentemente, a V. N. Automóveis, de Vendas Novas, decidiu avançar com um pedido de insolvência, correndo os seus 56 trabalhadores o risco de ficar no desemprego.