PCP quer ouvir Ministro do Planeamento, Câmara Municipal de Évora e Infraestruturas de Portugal na Assembleia da República sobre atravessamento de Évora pelo comboio na ligação Sines-Elvas (Caia)

Criado em terça, 29 janeiro 2019, 12:17

O Grupo Parlamentar do PCP requereu a audição do Ministro do Planeamento, da Câmara Municipal de Évora e da empresa Infraestruturas de Portugal para que seja esclarecido o ponto em que se encontra a decisão relativa ao atravessamento do concelho de Évora na ligação Sines-Elvas.

Reconhecendo que o investimento ferroviário no designado Corredor Internacional Sul Sines-Elvas (Caia) tem uma importância inegável para o país e para toda a região Alentejo, o Grupo Parlamentar do PCP sublinha que há, no entanto, um aspecto que tem suscitado especial apreensão das populações relativamente ao projecto existente: o atravessamento da cidade de Évora no sub-troço Évora-Évora Norte.

Após a oposição assumida pelas populações e as autarquias do concelho de Évora ao projecto inicialmente definido de utilização do canal ferroviário da ligação Évora-Estremoz para assegurar a ligação ferroviária nesse sub-troço Évora-Évora Norte – com o atravessamento urbano da cidade de Évora –, o Governo assumiu a disponibilidade de trabalhar com as autarquias para encontrar uma alternativa que evitasse o prejuízo das populações e do ordenamento urbanístico do concelho.

Surgiram entretanto notícias de que o Governo se prepara para tomar uma decisão sem que esse trabalho de articulação com as autarquias esteja concluído e propondo uma decisão final que está longe de ser a que melhor serve os interesses dos eborenses e do concelho.

O Grupo Parlamentar do PCP entendeu, por isso, requerer a audição na Comissão de Economia da Assembleia da República daquelas três entidades a fim de se apurar com rigor o ponto de situação em que se encontra a referida decisão.

O requerimento do PCP será votado na reunião da Comissão de Economia na próxima 4ª-feira, dia 30 de Janeiro.

Grupo Parlamentar do PCP

Tuesday the 25th. Joomla Templates Free. Organização Regional de Évora do PCP