Curso de Artes do Espectáculo na Escola André de Gouveia, em Évora | PCP leva a votação na AR a sua manutenção actual e futura

Criado em quinta, 28 junho 2018, 15:24
O Partido Comunista Português apresentou, dia 21 de Junho, um projecto de resolução na Assembleia da República (AR), que será votado esta semana, no qual propõe a manutenção, actual e futura, do curso profissional de artes do espectáculo na Escola Secundária André de Gouveia em Évora (ESAG).

Esta iniciativa do PCP tem em conta o facto de professores, estudantes e direção da ESAG terem sido confrontados recentemente com a decisão incompreensível do Ministério da Educação (ME) de não abertura do curso profissional de artes do espetáculo naquela escola no próximo ano letivo.

Esta decisão do ME ignora o percurso e o investimento feito na formação em artes do espectáculo ao longo dos anos na ESAG, a importância daquela oferta formativa no contexto regional em que é disponibilizada, mas também o interesse revelado e os resultados obtidos pelos estudantes na sua formação.

A ESAG tem um grupo de teatro com cerca de 20 anos de existência, dispõe do curso profissional de artes do espectáculo desde 2011 e já antes disponibilizava formação nesta área. A escola tem vindo a fazer um investimento considerável na adaptação do espaço da escola às necessidades da formação em artes do espectáculo, particularmente desde há 6 anos, dispondo hoje de duas salas inteiramente dedicadas a essa área com equipamento adequado às várias expressões artísticas objecto da formação, como teatro, dramaturgia e dança.

Em média, o curso de teatro na ESAG tem tido frequência e conclusão de cerca de 12 alunos, mas na preparação do próximo ano letivo de 2018/2019, apesar de ter sido adiantado à escola a perspectiva de abertura de meia turma de artes do espectáculo, no entanto, a decisão que veio a ser tomada foi a de nem isso ocorrer.

Assim, o PCP levará à votação não só a abertura do curso de artes do espectáculo na ESAG, no próximo ano letivo 2018/2019, mas a adopção das medidas necessárias à abertura anual daquela oferta formativa, criando condições para a sua estabilização e continuidade.

Direcção da Organização Regional de Évora do PCP

Copyright © 2018 Organização Regional de Évora do PCP. Todos os direitos reservados.
Wednesday the 18th. Joomla Templates Free. Organização Regional de Évora do PCP